O Diversão em Cena faz a terceira apresentação da temporada 2024 em Osasco, no dia 11 de agosto, domingo às 16h, no Teatro Municipal Glória Giglio, com o espetáculo “O menino de Lugar Nenhum”, montagem do grupo “Teatro de Panela”. Promovido pela Belgo Arames e Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país.
O espetáculo traz músicas e dramaturgia autoral do Teatro de Panela, misturando a linguagem do teatro de bonecos a personagens farsescos para narrar a história de um menino colorido que nasce em um mundo preto e branco. Com direção de Ivan Parente, “O menino de Lugar Nenhum” trata de temas como o preconceito e a aceitação, mostrando de forma lúdica a importância de ser o que se é e enxergar a beleza na diversidade. O espetáculo teve sua estreia em abril de 2021, com temporada online pelo canal do YouTube do grupo. Participou da programação do Teatro Sérgio Cardoso, SESCs e SESIs de São Paulo e interior, da Virada Cultural 2022, além da Temporada de Circulação pelo PROAC no primeiro semestre de 2024, percorrendo CEUs da cidade de São Paulo, Teatro Conchita de Moraes – Santo André, Teatro Clara Nunes – Diadema e o Teatro Municipal de Mauá. Também integrou a programação de festivais, como: o 6º FESTEJU - Jundiaí-SP, o II Festival Dago Menezes 2022 - Itu-SP, a Mostra de Teatro de Varginha-MG; o 4º FETI - Teófilo Otoni-MG; o XXVIII FESTIVALE da cidade de Rolante-RS; e o PROFEST 2021 de Congonhas-MG, o qual obteve 8 prêmios de 11 indicações, dentre eles: "Melhor Espetáculo Infantil", pelo Júri Técnico e Popular. Além de apresentações em cidades do interior e litoral de São Paulo. Também integramos as programações virtuais do CCBNB (Centro Cultural Banco do Nordeste) e do Itaú Cultural, ambos na plataforma do YouTube.
SINOPSE
Em “Lugar Nenhum” tudo é preto e branco. Lá todo mundo é igual. Até que nasce Augusto, um menino colorido que faz um barulho desconhecido por todos. Diferente naquele lugar, Augusto terá que enfrentar um mundo cruel e intolerante. Para isso terá a ajuda de um cientista, que garante ter a solução para qualquer tipo de problema, até mesmo a capacidade de torná-lo preto e branco como os outros habitantes.
Serviço:
Dia 11 de agosto, domingo, às 16h
Teatro Municipal Glória Giglio
Endereço: Av. dos Autonomistas, 1533 - Vila Yara, Osasco
Capacidade de público: 410 pessoas
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: +8 anos
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
Sobre a Magenta Cultural
A Magenta é uma empresa que contribui para realização de projetos culturais nas suas mais diversas linguagens, oferecendo plano de gestão e produção aos realizadores.
Desde o início de suas atividades no início de 2013, a empresa esteve presente em projetos de responsabilidade sócio cultural, de marketing cultural, de acessibilidade, todos realizados com equipes multidisciplinares e processos colaborativos.
A empresa é fruto da especialização de Maysa Lepique (gestora responsável) que ao longo de sua carreira como atriz sempre esteve envolvida no planejamento, gestão, administração financeira e produção de projetos teatrais.
Sobre a Mina Cultural/ EXPERIÊNCIA, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA
Com o slogan “Apoiando marcas a mudar o mundo”, a Mina Cultural atua desde 2007 no fortalecimento da imagem e do propósito de empresas por meio de projetos transformadores. Conectar marcas às demandas da sociedade por meio de projetos de impacto, inspirando empresas a serem agentes de transformação, criando soluções criativas e inovadoras para questões sociais e ambientais gerando valor compartilhado.
A Mina Cultural viabiliza a realização de centenas de projetos culturais, esportivos, de saúde, educação e direitos humanos, para os mais diversos públicos em todas as regiões do Brasil, sempre comprometida com empresas que contribuam para um mundo mais justo e sustentável, assumindo responsabilidades e abraçando causas para reforçar sua identidade.
FICHA TÉCNICA
Idealização e Dramaturgia: Bruna Izar, Guto Moura e Lívia Lunardi
Direção: Ivan Parente
Elenco: Bruna Izar, Guto Moura, Lívia Lunardi e Victor Angerami (músico)
Trilha Sonora: Victor Angerami
Músicas: Lívia Lunardi e Victor Angerami
Iluminação e Operação de Luz: Diego Chimenes
Operação de Som: Lucas Vedovoto
Figurino: Guto Moura
Cenografia: Fabin Cenografia
Criação e Confecção de Bonecos: Guto Moura e Paul Zanon
DURAÇÃO (espetáculo, oficina, etc)
60 minutos
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA - LIVRE – A partir de 8 anos
CRÉDITOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS - Marion Caruso
Realização: Magenta gestão de cultura
Produção: Mina Cultural
Mín. 19° Máx. 31°