Segunda, 22 de Julho de 2024
13°C 26°C
Barueri, SP
Publicidade

Reformada e ampliada, UBS do Paulista terá mais consultórios e espaço de ambulâncias

UBS terá o dobro do seu tamanho com 13 consultórios e 20 salas para melhor atender a população

28/05/2024 às 11h51
Por: Redação Fonte: secom
Compartilhe:
Reformada e ampliada, UBS do Paulista terá mais consultórios e espaço de ambulâncias

Com importantes benfeitorias da sua sede fixa, na avenida Marginal Direita, 486, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Hélio Berzaghi, no Jardim Paulista, está sendo reformada e ampliada pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras. A previsão de término dos serviços é agosto deste ano.  

 

Enquanto não fica pronta, toda equipe da unidade presta atendimento à comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, no Hospital de Retaguarda, na avenida Cidade de Itu, 346, no mesmo bairro, o Jardim Paulista.  

 

De acordo com o projeto conduzido pela Coordenadoria Técnica de Obras Civis e Urbanísticas, da Secretaria de Obras, a reforma e ampliação da UBS Hélio Berzaghi traz benefícios significativos, com melhorias estruturais e funcionais. 

 

A UBS está sendo repaginada com reforma total de elétrica, hidráulica, revestimentos e cobertura com telhas termoacústicas, além de obras de lajes e alvenarias. Tudo feito com altíssima qualidade, visando disponibilizar à comunidade uma unidade com ambiente agradável e durável; mais acolhedor, acessível e eficiente para os servidores e todos os usuários dos serviços de saúde. 

 

Mais salas e fácil acesso 

O prédio terá o dobro do seu tamanho anterior, saltando de 852,99 para 1.726,45 m² de área construída em terreno de 2.208,24 m². Contará com 13 consultórios e 20 salas, bem como 13 sanitários (sendo 5 acessíveis) e rampa para cadeirantes.  

 

O projeto da UBS prioriza a acessibilidade, como a melhoria da rampa existente e a instalação de elevadores. Otimiza-se o acesso ao prédio, com integração a todos os ambientes, incluindo novos anexos, espaço criado para ambulâncias e estacionamentos, sendo um na praça em frente à unidade para maior comodidade de pacientes, e outro no fundo do prédio em área coberta para médicos e gestores.   

 

A unidade de saúde teve adequações dos consultórios odontológicos. E todos em conformidade com a RDC 50 (Resolução de Diretoria Colegiada), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.  

 

Melhoria do atendimento  

Morador do Jardim Paulista há 20 anos, Alexsandro Santos, pai de 3 filhos, considera muito boa a reforma e ampliação. “Com mais salas, consultórios, estacionamento, espaço de ambulâncias o atendimento à população, principalmente para cadeirantes, vai melhorar o suficiente”. 

  

Para Maria Silva Santos, a UBS do Paulista será importante para o bairro. Com 4 filhos, 6 netos e 1 bisneto, a moradora do Jardim Paulista há 40 anos reforça que a obra vai facilitar mais ainda o atendimento à comunidade. “Ficará melhor, pois não tenho o que reclamar de Barueri”.  

  

Novas unidades 

Paralelo às obras de reforma e ampliação, a Prefeitura de Barueri constrói uma nova UBS do Jardim Belval. No Parque Imperial, acontece a reconstrução da UBS Armando Gonçalves de Freitas. E não para por aí, a gestão atual investe também na construção de duas novas UBSs: uma no Jardim do Líbano e outra no Jardim Graziela. Os quatro prédios têm obras previstas para término neste ano de 2024.   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias