Segunda, 22 de Julho de 2024
13°C 26°C
Barueri, SP
Publicidade

Projeto inclui no SUS exame para diagnóstico de alergia à proteína do leite em bebês

Texto será analisado por comissões da Câmara dos Deputados

25/03/2024 às 19h08
Por: Joel Miranda Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 4416/23 torna obrigatória a inclusão de exames para diagnóstico de alergias à proteína do leite em bebês de até dois anos no rol de procedimentos cobertos pelos planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, os testes deverão ser realizados por médicos especialistas em alergologia (área de medicina que diagnostica e trata as doenças alérgicas) ou por profissionais de saúde devidamente qualificados, seguindo protocolos apropriados.

Os resultados dos exames deverão ser fornecidos aos pacientes em linguagem acessível, acompanhados de orientações sobre o tratamento e manejo das alergias identificadas.

O Poder Executivo será responsável por regulamentar a implementação da lei, se aprovada, garantindo o acesso igualitário a esses exames em todo o território nacional.

Importância do diagnóstico
Autor do projeto, o deputado Juninho do Pneu (União-RJ) destaca que as alergias alimentares afetam um grande número de pessoas em todo o mundo, causando desconforto e impacto na qualidade de vida.

“O diagnóstico preciso das alergias é fundamental para que os pacientes recebam o tratamento e as orientações adequadas para evitar exposições que possam desencadear reações graves”, afirma.

O parlamentar acrescenta que “o diagnóstico precoce e preciso das alergias pode reduzir o uso desnecessário de medicamentos e tratamentos, economizando recursos do sistema de saúde e melhorando a gestão dos cuidados de saúde”.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias