Terça, 10 de Setembro de 2024
19°C 34°C
Barueri, SP
Publicidade

Próximo mutirão de combate à dengue acontece dia 16 no Maria Helena e Parque Viana

O mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti, está à solta.

15/03/2024 às 16h40
Por: Redação
Compartilhe:
Próximo mutirão de combate à dengue acontece dia 16 no Maria Helena e Parque Viana

O mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti, está à solta. Por isso é preciso tomar muito cuidado para não ser mais uma vítima dele. Pensando na segurança da população barueriense, a Prefeitura criou o Grupo Emergencial de Ações de Combate à Dengue e outras Arboviroses (GEADE), unindo a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Serviços Municipais (SSM). Sendo assim, o trabalho em conjunto inclui a ação dos agentes do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses, que visitam as casas, e dos funcionários do mutirão cata-cacareco e entulho da SSM nos mesmos bairros. 

 

Os mutirões iniciaram no começo de março e continuam nos bairros de Barueri com o objetivo de diminuir e eliminar os criadouros do mosquito. A próxima ação de mutirão já está marcada e acontece no sábado, dia 16, das 8h às 16h, nos bairros do Jardim Maria Helena e Parque Viana, nos limites com o município de Carapicuíba, entre a avenida Bariloche e a rua das Pedras.  

 

A Prefeitura pede que aqueles que tenham entulhos e inservíveis a serem descartados, os deixem empilhados na frente de suas residências no dia anterior à ação. Os agentes da SSM passarão logo cedo recolhendo todo esse material, que será descartado de forma segura e correta. 

 

Nesse dia, 17 agentes de Controle e Prevenção às Endemias e seis agentes comunitários de Saúde realizarão o trabalho de bloqueios contra criadouros, com orientação sobre a importância da eliminação de focos do mosquito da dengue e as medidas de controle e cuidados. Já no sábado seguinte, dia 23 de março, das 9h às 11h, acontece o dia "D" de Combate à Dengue com o mutirão sendo realizado no limite do Parque dos Camargos, Vale do Sol, com o município de Jandira. Além do cata-cacareco e da visita dos agentes nas casas, haverá ainda caminhada e panfletagem nas ruas do bairro. 

 

Como funciona o mutirão 
A ação é norteada pelas notificações de casos positivos da doença encaminhados pela Vigilância Epidemiológica do município. Ao receber as notificações de casos, a Divisão Técnica de Controle de Vetores (DTCV), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barueri, traça um raio de 200 metros para realizar o trabalho de orientação sobre a doença, além de orientar sobre a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Também é realizado o controle com uso de larvicida em locais que não representam risco à saúde das pessoas e dos animais, além do controle mecânico com a eliminação de água acumulada.  

 

Os agentes utilizarão camiseta do combate à dengue e crachá de identificação. Além disso, haverá um líder de campo para apoio durante a ação. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (11) 4198-5679 ou 4198-0424 de segunda a sexta feira das 8h às 17h. Caso o munícipe encontre focos do mosquito da dengue, deverá eliminá-lo, e se isso não for possível ou esteja fora de sua residência, poderá ligar para os telefones acima. 

 

Próximas ações 
Os próximos mutirões acontecem nos dias descritos abaixo, mas o local ainda será definido de acordo com a situação epidemiológica do município: 

  • 13/04/2024 

  • 20/04/2024 

  • 27/04/2024. 

  •  

Elimine focos de dengue 
A ajuda da população é fundamental para acabar coma dengue, eliminando todo e qualquer recipiente com água parada. Os ovos do mosquito precisam de água para se desenvolverem, então é preciso agir antes deles eclodirem, mesmo porque esses ovos podem ficar no ambiente seco por até um ano até entrar em contato com a água que pode ser ofertada de forma voluntária (regas de plantas, lavagem de quintais e outras ações) ou involuntária (água de chuva). A orientação é: 

  • Cobrir, furar, tampar e emborcar ou guardar em local protegido da chuva os recipientes que possam acumular água; 

  • Guardar garrafas, pneus e outros objetos em locais cobertos ou descartar de forma correta; 

  • Eliminar ou furar os pratinhos de vasos de plantas; 

  • Lavar os comedouros e bebedouros de água dos animais com esponja e sabão para retirar os ovos presos nas laterais duas vezes por semana; 

  • Respeitar o dia e hora de coleta do lixo. Deixe latinhas, potinhos e outros recipientes recicláveis em local coberto; 

  • Tapar ou telar adequadamente caixas d’água, barris, tambores, tanques; 

  • Limpar as calhas e lajes, fazer reparos ou manter as saídas de água desobstruídas sem folhagens e sujeiras; 

  • Tampar os ralos, vasos sanitários e caixas de descarga em desuso; 

  • Utilizar repelentes e colocar telas em janelas; 

 

Procurar atendimento médico se tiver: dor nas articulações, dor no fundo dos olhos, febre alta, manchas vermelhas (nem sempre aparecem) e vômito.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Prefeito Marcos Tonho inaugura Complexo Logístico Municipal
Santana de Parnaíba Há 13 horas Em Cidades

Prefeito Marcos Tonho inaugura Complexo Logístico Municipal

O prefeito Marcos Tonho entregou para a população de Santana de Parnaíba, na última sexta-feira (6/9), o Complexo Logístico Municipal instalado no bairro Cidade São Pedro. O equipamento público administrado pela Secretaria de Educação é distribuído em três andares em uma área de 8,2 mil m2. A solenidade de inauguração oficial foi prestigiada por servidores, pela vice-prefeita, Rosália Dantas, e secretários de várias pastas.
A vereadora de Osasco, Ana Paula Rossi (PL), faleceu na noite deste domingo (8) no Hospital do Rim, em São Paulo
Osasco Há 1 dia Em Cidades

A vereadora de Osasco, Ana Paula Rossi (PL), faleceu na noite deste domingo (8) no Hospital do Rim, em São Paulo

Filha do ex-prefeito Francisco Rossi Júnior e da vice-prefeita Ana Maria Rossi, Ana Paula era casada e deixa três filhos. Ana Paula Rossi é filha do ex-prefeito Francisco Rossi, nome forte na politica regional.
Santana de Parnaíba recebe encontro formativo do programa Alfabetiza Juntos
Santana de Parnaíba Há 1 dia Em Cidades

Santana de Parnaíba recebe encontro formativo do programa Alfabetiza Juntos

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Santana de Parnaíba foi sede do 5º Encontro Formativo do Programa Alfabetiza Juntos-SP, nesta quinta-feira (5/9). O evento de formação continuada reuniu cerca de 50 educadores da cidade anfitriã e de municípios vizinhos, como Barueri, Taboão da Serra, Osasco, Jandira e Pirapora do Bom Jesus.
Regulariza Parnaíba: prefeitura entrega mais 264 títulos de propriedade a munícipes
Santana de Parnaíba Há 4 dias Em Cidades

Regulariza Parnaíba: prefeitura entrega mais 264 títulos de propriedade a munícipes

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), efetivou a entrega de mais 264 títulos de propriedade a moradores do município. O evento foi realizado no último sábado (31/8) no Poupatempo Fazendinha, com a presença dos contemplados, familiares e autoridades locais.
Lenium - Criar site de notícias