Terça, 15 de Julho de 2025
12°C 22°C
Barueri, SP
Publicidade

PL aborda utilização de vagas comuns de estacionamento Zona Azul por pessoas com deficiência

Após a devida tramitação na Casa de Leis, a matéria foi remetida para sanção ou veto do Poder Executivo.

16/06/2025 às 09h10
Por: Site Jornal Metrópole Fonte: SECOM
Compartilhe:
PL aborda utilização de vagas comuns de estacionamento Zona Azul por pessoas com deficiência

Autor da propositura, vereador Markinhos esclareceu que, em caso de sanção, as vagas comuns poderão ser usadas por PCDs quando as exclusivas estiverem ocupadas, sem a cobrança de tarifa e sem multa

 

O plenário da Câmara Municipal de Jandira aprovou, com dez votos a favor, o Projeto de Lei nº 67/25 durante a 19ª Sessão Ordinária, realizada no dia 10 de junho de 2025. Assinada pelo vereador Marcos Danilo de Sousa (PL), o “Markinhos”, a proposição busca instituir a utilização de vagas comuns de estacionamento na Zona Azul para pessoas com deficiência (PCD).

A redação prevê que, nos estacionamentos rotativos da Zona Azul, as vagas comuns poderão ser utilizadas por veículos que transportem pessoas com deficiência quando as vagas exclusivas estiverem ocupadas, mantendo seus direitos assegurados, como a isenção da tarifa, sem que sejam multados.

Na prática, a medida pretende garantir mais inclusão, acessibilidade e mobilidade no município. “Em Jandira, a implementação da utilização de vagas comuns do estacionamento Zona Azul para pessoas com deficiência representa muito mais do que uma adequação à legislação: é um compromisso com o respeito, a dignidade e a autonomia dessa importante parcela da população”, argumentou o parlamentar em sua justificativa.

Para prevenir fraudes, o texto determina que a pessoa com deficiência deve manter a credencial de identificação visível no painel do veículo ou em um local que possa ser facilmente visto, como forma de permitir a fiscalização de acordo com as regras estabelecidas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias