Na quarta-feira, 28 de maio, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb) promoveu uma ação educativa voltada aos idosos do Parque da Maturidade. A iniciativa integrou o Movimento Maio Amarelo e contou com atividades lúdicas, orientações sobre segurança no trânsito e uma palestra sobre o uso da Zona Azul Digital.
O evento teve como foco principal conscientizar os participantes sobre práticas seguras no trânsito, considerando as dificuldades de mobilidade comuns entre os idosos. A superintendente de Educação para o Trânsito da Semurb, Joyce Fazolin da Silva Matos, reforçou a importância de atravessar sempre na faixa de pedestres e com atenção redobrada: “Mesmo com o sinal aberto, é essencial manter o foco ao atravessar, para evitar acidentes com carros ou motos”.
A programação incluiu dinâmicas como o jogo "passa e repassa", perguntas sobre regras de trânsito, uma maquete sensorial voltada para pessoas com deficiência visual e o jogo da memória com imagens educativas. A Semurb também realizou o cadastro para emissão e renovação dos cartões de estacionamento para idosos, que serão entregues pela própria secretaria.
Durante a palestra, o gerente de área de Processamento de Multas da Semurb, Jedivaldo Pereira Matos, explicou como funciona o Sistema de Estacionamento Rotativo Eletrônico — Zona Azul Digital. Os condutores podem adquirir créditos por WhatsApp, nos Parquímetros Digitais ou em estabelecimentos credenciados.
Os valores da Zona Azul em Barueri são de R$ 2,00 por 1 hora e R$ 4,00 por 2 horas. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados até as 13h. Aos domingos e feriados não há cobrança. Pessoas com deficiência têm direito às duas primeiras horas gratuitas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3336-0476 ou pelo e-mail: atendimento@zonaazulbarueri.
Mín. 12° Máx. 21°