Sábado, 14 de Junho de 2025
12°C 21°C
Barueri, SP
Publicidade

Parlamentar propõe adoção de sistema de bilheteria da Zona Azul mais acessível para a população idosa de Jandira

Com a aprovação do plenário, os dois textos foram encaminhados para análise do Poder Executivo.

20/05/2025 às 09h40
Por: Site Jornal Metrópole Fonte: SECOM
Compartilhe:
Parlamentar propõe adoção de sistema de bilheteria da Zona Azul mais acessível para a população idosa de Jandira

Por intermédio de requerimento, Fábio Betera explicou que cidadãos idosos relataram dificuldades para efetuar o pagamento da tarifa pelos meios digitais; na mesma sessão, o vereador pediu ainda a disponibilização de um profissional do grafite para pintar o mural da Associação Cáritas, no Jardim Gabriela

 

A preocupação com a acessibilidade pautou a elaboração do requerimento nº 217/25, assinado pelo vereador Fábio Camilo dos Santos (PT), o “Fábio Betera”. Apresentado à Câmara Municipal de Jandira na 12ª Sessão Ordinária, em 22 de abril de 2025, o documento requereu à Prefeitura, em caráter de extrema urgência, a realização de um estudo técnico e operacional sobre o sistema de bilheteria da Zona Azul do município, no que diz respeito à usabilidade por parte da população idosa.

Fábio Betera contou que tem sido recorrente a manifestação de cidadãos idosos relatando dificuldades para efetuar o pagamento da tarifa da Zona Azul através dos meios digitais, especialmente via QR Code, que exige o uso de smartphones com acesso à Internet, aplicativos de bancos ou carteiras digitais.

Considerando que o Estatuto do Idoso garante o direito à acessibilidade e ao pleno direito da cidadania, é fundamental que o sistema de estacionamento rotativo da cidade esteja adaptado para atender de forma justa e eficiente todas as faixas etárias, inclusive oferecendo alternativas de pagamento acessíveis aos idosos, como bilheterias físicas, terminais de autoatendimento simples ou parquímetros”, defendeu o parlamentar.

Durante a mesma sessão, Fábio Betera também colocou em votação seu requerimento nº 218/25, pelo qual pediu a disponibilização de um profissional especializado em arte urbana ou grafite para fazer a pintura de um mural localizado na Associação Cáritas, no bairro Jardim Gabriela. A iniciativa pretende valorizar o local e transmitir mensagens inclusivas, além de incentivar o contato dos jovens com a arte e a cultura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias