Sexta, 25 de Abril de 2025
17°C 22°C
Barueri, SP
Publicidade

Escola de Saúde de Barueri tem aula inaugural de residência médica

14 novos residentes foram recebidos na Escola de Saúde de Barueri

20/03/2025 às 08h49 Atualizada em 20/03/2025 às 09h01
Por: Redação Fonte: SECOM
Compartilhe:
Escola de Saúde de Barueri tem aula inaugural de residência médica

Firmando-se como centro educacional de aprimoramento em nível superior, a Escola de Saúde de Barueri, mantida e administrada pela Secretaria de Saúde, recebeu 14 novos médicos residentes, que farão uma pós-graduação lato sensu nos próximos dois anos. 

A aula inaugural ocorreu na manhã do dia 10 de março no auditório do Centro de Especialidades. Giselle Rodrigues, coordenadora da Escola de Saúde, representando o secretário da pasta Milton Monti, foi a oradora e deu voz a vários diretores e orientadores, que saudaram os novos alunos. 

Um vídeo sobre a estrutura de saúde de Barueri foi exibido aos presentes. Houve também uma explanação sobre as funções da Coordenadoria de Atenção Primária, sobre os programas e serviços oferecidos e sobre a estrutura assistencial de atendimentos adultos e infantis do Serviço de Assistência Médica de Barueri (Sameb). “Barueri é protagonista na saúde de toda a região, uma vez que moradores de vários municípios vizinhos fazem uso da nossa rede”, lembrou Giselle. 

“A Prefeitura de Barueri, fazendo um esforço muito grande, oferece a possibilidade de aprimoramento dos profissionais médicos para a nossa rede. Nós oferecemos quatro residências (especialidades). Isto é importante porque os alunos aprendem e atuam diretamente no atendimento da população”, afirma Milton Monti, secretário de Saúde. 

As especialidades 
Além de Cirurgia Geral, Pediatria e Clínica Geral, a Escola de Saúde de Barueri terá a primeira de turma de Ginecologia e Obstetrícia. Há seis vagas para cada especialidade. “14 médicos aprovados no processo seletivo já atenderam a nossa convocação e 10 outros deverão se juntar até o dia 30 de março”, complementa Giselle. 

Os aprovados 
Cirurgia geral: Gabriella Rolim de Freitas Brugnera; Jackson Ribeiro Fernandes; Jacqueline Molina Bassi; Jéssica Fructuoso Navarro; Júlio César Lopes Mazzarella; e Luiz Felipe Mokarzel Gigliotti. 

Clínica Médica: Raul Galante da Cunha; e Renata Souza dos Santos.  

Ginecologia e Obstetrícia: Beatriz Portugal Villa; Débora Vilios; e Jennyfer Ferreira Lima.   

Pediatria: Ivan Alex Condori Zambrana; Lara Bellini Franco; Mariana Mussalem Santos; e Pedro Henrique Monezi Alvares de Abreu e Silva.  

As expectativas 
Jennyfer Lima, 26 anos, residente em Santana de Parnaíba, formada pela Uninove de Osasco. “Optei pela Ginecologia e Obstetrícia. Tenho convicção de que o aprendizado será excelente porque já fiz um internato (etapa obrigatória do curso de medicina) de dois anos aqui e Barueri deixa a gente pôr a mão na massa”, prevê ela. 

Ivan Zambrana, 33 anos, residente em Jandira, é o primeiro aluno estrangeiro da Escola de Saúde de Barueri. “Nasci em La Paz e me formei em Cochabamba. “Sou médico desde 2019 e vim para o Brasil há um ano para me aprimorar e Barueri é o lugar certo para isto”, afirma o pediatra. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias