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Nova estação Ambuitá deve estar pronta em janeiro

Obras estão aceleradas e entrega está prevista para primeiro trimestre de 2025

23/10/2024 às 09h13 Atualizada em 23/10/2024 às 09h17
Por: Redação
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Nova estação Ambuitá deve estar pronta em janeiro

A população deverá ter muito a comemorar no início de 2025. As obras da nova estação de trem de Ambuitá devem ser concluídas em janeiro e o equipamento deve entrar em funcionamento ainda no primeiro trimestre do próximo ano.

Iniciada em abril pela ViaMobilidade, a construção da estação da linha 8-Diamante, é viabilizada através da parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a concessionária.

O novo acesso fica no mesmo endereço da antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110, lembrando que o local foi desativado e demolido em 2010, após um projeto de modernização da linha, realizado na ocasião pelo Governo do Estado.

Essa medida desagradou os moradores do bairro, que há anos reivindicavam a volta da estação. Diante dessa situação, a Prefeitura pleiteou o novo acesso.

Conheça os detalhes

A nova estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.

O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Também será disponibilizado um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.

No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários, enquanto no andar superior, funcionará a área administrativa da estação.

Sobre a antiga parada

A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois (junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa - estatal que até então operava a linha. A desativação e demolição ocorreram em 2010 ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Melhorias na linha 8

A reconstrução faz parte do pacote executado pela concessionária previsto após vencer a concorrência para assumir a linha 8-Diamante, em 20 de abril de 2021. Além de construir a nova estação, o consórcio já realizou o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá (entregue no fim de outubro) e promoveu amplas reformas nas de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.

Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno, para garantir a segurança dos pedestres naquela região e pavimentar a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira, altura do nº 700, às estradas Sabiá e do Prado.

Em setembro passado, a parceria entre a Prefeitura e a ViaMobilidade iniciou o asfaltamento de 512 metros de extensão da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio). O pacote de melhorias prevê ainda a construção de um viaduto ao lado da estação Santa Rita e as implantações das passarelas do Jardim Portela, do Jardim Santa Rita e do Jardim Sorocaba.

A parceria entre a Prefeitura e a ViaMobilidade ainda promoveu reformas nas estações de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.

 

Foto: Divulgação PMI

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