Saúde

Saúde e Educação se unem em ação de imunização nas escolas municipais de Barueri

Portal Barueri·
Saúde e Educação se unem em ação de imunização nas escolas municipais de Barueri

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp Confira as fotos no Flickr

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado, 9 de maio, das 8h às 12h, uma ação de vacinação em escolas da rede municipal de ensino que resultou na imunização de 549 pessoas. A iniciativa teve como principal objetivo ampliar o acesso da população às vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI), promovendo a atualização da carteira vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A estratégia também reforçou a integração entre as áreas da Saúde e da Educação, aproximando os serviços de imunização da comunidade escolar. Durante a ação, foram disponibilizadas vacinas para diferentes faixas etárias, conforme a necessidade de cada público, incluindo imunizantes de rotina e a vacina contra a gripe destinada aos grupos prioritários.

A mobilização permitiu que muitas pessoas atualizassem a vacinação de forma prática e acessível. As escolas-polo participantes receberam estudantes, familiares, profissionais da educação e moradores da comunidade.

Confira as unidades participantes e o número de doses aplic

Emef Júlio Gomes Camisão — 77 doses

Rua Padre Cícero Romão Batista, 221 — Parque Imperial

Emef Prof. Jorge Augusto — 113 doses

Rua Cafelândia, 924 — Vila Engenho

Novo Emef Dorival Faria — 56 doses

Rua Marte, 55 — Jardim Tupanci

Emef Prof. Ézio Berzaghi — 68 doses

Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 1101 — Jardim Belval

Emef Margarida Maria Maciel — 79 doses

Rua Adonilson Alves Ferreira, 205 — Vale do Sol

Emef Prof. Eizaburo Nomura — 62 doses

Avenida Marginal Esquerda, 1177 — Jardim Paulista

Emef Onofra da Silva — 94 doses

Estrada dos Pinheiros, 1450 — Jardim Paulista

Além da atualização vacinal, a ação contemplou a vacinação contra a gripe para grupos prioritários, entre eles: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades e deficiência permanente; profissionais da saúde, professores e agentes de segurança e salvamento. De acordo com o levantamento da ação, os públicos mais vacinados foram adolescentes e adultos, incluindo funcionários da Secretaria de Educação.

A Secretaria de Saúde informou que novas ações de vacinação nas escolas já estão previstas para ocorrer ao longo de 2026, durante reuniões escolares realizadas aos sábados, em instituições de ensino-polo definidas pelos representantes de cada comitê regional. A prevenção, a promoção da saúde e a ampliação da cobertura vacinal da população são compromissos do município com sua população, reforçados por estas importantes iniciativas.

Da redação Crédito das fotos: Tatiane Zechetto/Secom Barueri

Fonte: portal.barueri.sp.gov.br